Mundo

Seminário discute formas de proteção social aos idosos

24 jul 2006 às 17:25

Cerca de 120 representantes de países da América Latina, Caribe, Estados Unidos e Espanha se reúnem de hoje (24) até quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, para debater estratégias regionais para a implementação do Plano de Ação Internacional de Madri, de 2002, do qual o Brasil é signatário. O objetivo do plano é promover políticas públicas e iniciativas sociais para oferecer envelhecimento com saúde e qualidade de vida à população idosa desses países.

Um levantamento divulgado no final de 2005 pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Secretaria especial de Direitos Humanos (Sedh) apontou que há cerca de 17,6 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais.


Para Jurilza Mendonça, secretária-executiva do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, ligado à secretaria, a troca de experiência entre as nações é fundamental para o desenvolvimento sadio da defesa dos direitos dos idosos. "O processo de envelhecimento nos países europeus é mais antigo e levou mais de 100 anos. No Brasil foi muito mais rápido, por isso temos que acompanhar com rapidez também, aprendendo com as experiências que eles acumularam ao longo dos anos".


Segundo ela, dentre os países da América Latina, o Brasil se destaca no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa população específica. A criação do Estatuto do Idoso e o Plano de Ação de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, ela diz, são alguns desses avanços. Mendonça destacou, no entanto, a importância da mobilização dos idosos para o sucesso dessas ações.


"O envelhecimento é um privilégio que nem todos têm. E o idoso, como protagonista, tem que conhecer mais a legislação específica e se mobilizar para lutar pelos seus direitos", observou. "Os idosos vivem melhor no Brasil hoje do que há 20 anos".

O encontro é preparatório para a Conferência Regional Madri+5, que será realizada em Brasília, em novembro de 2007, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).


Continue lendo