Mundo

Rock contra Bush

30 set 2003 às 19:47

Todo artista tem direito a cometer um deslize de vez em quando. O ex-pagodeiro Alexandre Pires vai contribuir com sua cota de mico, nesta quinta-feira, ao se apresentar na Casa Branca, onde cantará ''Garota de Ipanema'' para um grupo seleto de convidados, entre eles o texano George W. Bush.

A mídia brasileira, deslumbrada, noticia o fato quase como uma proeza do cantor. O showzinho particular, porém, não poderia ser mais inconveniente. O contraste é flagrante com a crescente onda de manifestações musicais contra o presidente norte-americano. Lá, os artistas se mobilizam para evitar sua reeleição.


Ninguém quer vê-lo de novo no comando do país aprontando lambanças, como a caça frustrante a Bin Laden e o ataque malsucedido ao Iraque. A campanha ''Bands Against Bush'' (Bandas contra Bush) está a todo vapor. Um grande concerto está marcado para o próximo dia 11, escolhido como o dia internacional da ação.


Bandas de rock de várias partes do mundo pisarão no palco para gritar seus protestos. A idéia é organizar a resistência contra as políticas nacionais e internacionais de Washington, principalmente a chamada ''guerra contra o terrorismo''. O manifesto dos caras propõe enterrar a agenda direitista, que até agora norteou a política externa de Bush, colocando em pauta temas como a questão da imigração, a legalização do aborto, o reconhecimento de gays e lésbicas e a diversidade de raças e religiões.


O ''Bands Against Bush'' surgiu originalmente na região de Olympia, estado de Washington, mesmo local que há 20 anos abrigou o movimento ''Rock Against Reagan'', que era contra o mesmo tipo de conservadorismo do presidente Ronald Reagan. Sonic Youth, The Donnas, The Liars, The Locust e Erase Errata estão entre as bandas que fazem parte da nova organização.


Um CD com o nome da campanha foi gravado reunindo faixas de Green Day, NOFX, Pennywise, Sum 41, Good Charlotte e outros grupos. O disco vai ser promovido durante uma turnê nacional, de duas pernas, no próximo ano. A primeira está prevista para a data de lançamento do álbum, entre abril e maio. A outra foi programada para as semanas anteriores à eleição presidencial, no início de outubro.


O grupo tem o apoio da organização Rock the Vote, que promove o registro de jovens para as eleições (o voto é opcional nos Estados Unidos). Outra turnê anunciada é ''Tell Us the Truth Tour'' (Diga a Verdade), que começa no próximo mês.

O evento itinerante vai ter as participações de Tom Morello (guitarrista do Audioslave), Billy Bragg e Steve Earle, entre outros. Morello (ex-Rage Against the Machine) e Serj Tankian (do System of a Down) são os fundadores de um grupo chamado ''Axis of Justice'' (Eixo da Justiça), que luta contra a injustiça social. Mais informações podem ser conseguidas nos web sites http://www.bandsagainstbush.org e http://www.axisofjustice.org.


Continue lendo