O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta quarta-feira (1) apoio à candidatura da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016. Ele assinou uma carta de intenções que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para oficializar a candidatura.
Durante o evento, Cabral assinou também um decreto para convênio de incentivos de renúncia fiscal, o mesmo utilizado para incentivo à cultura, que deve servir para viabilizar financeiramente programas de apoio ao esporte. A renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode gerar R$ 35 milhões para o esporte ainda em 2007.
Com a medida, Sergio Cabral acredita que a cidade tem chances de sediar as olimpíadas. "Estou muito otimista. Temos uma cidade internacional, um povo acolhedor, segurança garantida, equipamento de primeiro mundo. Além disso, a América do Sul nunca sediou uma olimpíada", disse.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, ressaltou que o Rio de Janeiro provou a capacidade de viabilizar competições internacionais.
"Era fundamental para o Brasil a organização dos Jogos Pan-Americanos para provar a habilidade de organização, e isso foi feito e aprovado pelos dirigentes internacionais".
As informações são da ABr.