Mundo

Rio +10 chega a acordo sobre energia sem fixar metas

03 set 2002 às 15:55

Os governantes que participam da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 10), em Joanesburgo (África do Sul) chegaram a uma solução conciliatória para a questão do uso das energias renováveis, um dos principais obstáculos que bloqueavam a adoção de um plano de ação e a redação do texto final do encontro. A proposta aprovada prevê "aumentar substancialmente com urgência" a porcentagem de fontes de energia renováveis, mas sem cifras ou datas precisas. As informações são da CNN.

Grupos de ecologistas estavam esperançosos de que fosse estabelecida uma nova meta global para fontes de energia limpas, especialmente porque muitos importantes países europeus apóiam vigorosamente a limitação da emissão dos gases responsáveis pelo "efeito estufa". Mas as representações dos Estados Unidos e das nações produtores de petróleo opuseram-se às duas propostas que previam metas definidas, a defendida pelo Brasil, que previa uma meta de 10% para o uso de energia renovável até 2010, e a preconizada pela União Européia, que havia sugerido como meta 15%.

Os delegados vão acertar agora os últimos detalhes de um plano global que seria destinado, segundo seu propósito declarado, a erradicar a pobreza e reverter o decadência do meio ambiente. Soluções conciliatórias foram também adotadas em três outras áreas de importância: mudança climática, comércio e recursos sanitários.


Continue lendo