A partir de agora o motociclista que utilizar pneu reformado em seu veículo estará cometendo infração resultando em cinco pontos na carteira e pagamento de multa de R$ 127,69.
É que já está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a proibição do uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, assim como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
A proibição do uso de pneus reformados, que estava suspensa por outra resolução do Contran, voltou a vigorar desde o primeiro dia deste ano. A suspensão da proibição não foi prorrogada devido à inexistência de regulamento técnico que comprove a segurança do uso de pneu reformado em moto.
No Brasil são registrados anualmente cerca 1,5 milhão de acidentes, que resultam na morte de 34 mil pessoas e em 400 mil feridas. Isso representa uma média de 80 mortes e mil pessoas feridas por dia. A atual frota brasileira chega a quase 42 milhões de veículos - desse total cerca de 6,7 milhões são motocicletas.
Informações da ABr