Mundo

Republicanos assumem controle do Congresso dos EUA

06 nov 2002 às 16:00

Os republicanos retomaram o controle do Congresso dos Estados Unidos, ampliando sua vantagem na Câmara e revertendo o domínio democrata no Senado. Trata-se de uma vitória eleitoral histórica para o presidente George W. Bush.

Candidatos republicanos conseguiram impedir a reeleição de democratas na Geórgia e em Missouri, garantindo a vantagem de pelo menos uma cadeira no Senado. Na Câmara, a vantagem republicana, que já era de seis deputados, foi ampliada em pelo menos dois, recompensando a maratona de viagens eleitorais feita nos últimos dias por Bush por todo o país.


As vitórias eleitorais dão a Bush um novo impulso para iniciar uma campanha militar contra o Iraque e conseguir no Congresso a aprovação de uma reforma tributária, da indicação de juízes e da criação do Departamento de Segurança Doméstica.


Estavam em jogo todas as 435 cadeiras da Câmara, 34 das 100 do Senado e 36 governos estaduais. Os republicanos haviam perdido o controle do Senado no ano passado, quando James Jefford, de Vermont, deixou o partido.

As informações são da agência Reuters.


Continue lendo