O senador do estado norte-americano do Kentucky Rand Paul anunciou hoje (7) que vai concorrer à nomeação republicana para as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016. Depois de Ted Cruz, o senador Rand Paul, de 52 anos, é o segundo nome entre os republicanos a oficializar a entrada na corrida à Casa Branca.
"Sou candidato às presidenciais para fazer regressar o nosso país aos princípios da liberdade e de um governo limitado", escreveu o senador na sua página oficial na Internet, algumas horas antes de proferir um discurso na cidade de Louisville, no estado de Kentucky, que marca o lançamento oficial da campanha.
Rand Paul, que se descreve como um "libertário republicano", foi eleito para o Senado em 2010 e conta com o forte apoio do Tea Party, a ala ultraconservadora do Partido Republicano norte-americano. A corrida entre os republicanos para a candidatura presidencial será muito disputada.
O senador do Texas Ted Cruz foi o primeiro republicano a anunciar, no dia 23 de março, a sua candidatura presidencial. Hispânico e ultraconservador, Cruz pretende colher apoios entre os cristãos evangélicos, mas também entre os seus correligionários do Tea Party.
Outro potencial candidato presidencial é o senador republicano da Florida Marco Rubio. Apesar de ainda não ter oficializado a sua candidatura, Jeb Bush - irmão do ex-presidente George W. Bush -, é quem lidera as sondagens para as primárias republicanas.
Do lado dos democratas, Hillary Clinton é o nome mais falado. Informações divulgadas hoje dão conta que a ex-secretária de Estado norte-americana deve anunciar a sua candidatura dentro de duas semanas.
Segundo o canal de informação norte-americano CNN, o anúncio deverá ser feito através das redes sociais. Recentemente, Hillary Clinton esteve envolvida numa polêmica por ter usado o seu e-mail pessoal enquanto secretária de Estado.