Os alunos beneficiados pelo Financiamento Estudantil (Fies) têm até a próxima sexta-feira, 23, para fazer a renovação do contrato, mantendo, assim, o benefício no segundo semestre do ano.
A renovação depende da situação de cada aluno. O diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Carneiro, diz que se o aluno não fez alterações no documento assinado com a Caixa Econômica Federal é necessário apenas ir até a instituição onde estuda e assinar o contrato. Caso haja alterações no documento, o estudante deve obter na instituição um documento de regularização da matrícula e se dirigir até a CEF com os fiadores.
O Fies, criado em 1999, paga até 70% da mensalidade de estudantes de ensino superior de faculdades particulares em todo o país. Os outros 30% da mensalidade são pagos pelo aluno que também quita, a cada três meses, uma parcela dos juros referentes ao financiamento.
Depois de formado, o aluno tem um prazo para quitar o financiamento com a Caixa Econômica Federal. Por exemplo, se o curso tem duração de quatro anos, ele pode quitar a dívida em até seis anos. No primeiro semestre de 2005, a Caixa Econômica Federal registrou a renovação de cerca 130 mil contratos, somando cerca de R$ 300 milhões.
Fonte: Ministério da Educação