Mundo

Reino Unido nomeia 'ministra da solidão' pela primeira vez

18 jan 2018 às 08:55

O governo da britânica Theresa May nomeou pela primeira vez na história, uma 'ministra da solidão' para atender nove milhões de pessoas, como jovens e idosos, que vivem sozinhos no país ou sofrem de solidão. A primeira-ministra indicou na quarta-feira (17), a deputada Tory Tracey Crouch, de 42 anos, para o cargo de subsrcretária da solidão, quem definiu o problema social como uma 'desafio geracional'.

Crouch, que já fora ministra de Esportes e Sociedade Civil, irá trabalhar em conjunto com o Comitê da Solidão, órgão do governo que já existia, e com ONGs e empresas que têm iniciativas contra o problema. Especialistas da área de saúde acreditam que o impacto da solidão pode ser equivalente ao de fumar 15 cigarros por dia, provocando demência, pressão alta e mortalidade prematura.

O Comitê da Solidão foi estabelecido pela ex-deputada Jo Cox, assassinada em 2016 por um fanático da extrema-direita às vésperas da votação para o Brexit. "Jo Cox tinha reconhecido a vastidão do problema, em nível nacional, e tinha se colocado para ajudar todos os afetados", disse May em um comunicado.


Continue lendo