Mundo

Prorrogadas as inscrições no programa Jovem Aprendiz

08 fev 2008 às 08:39

O Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogaram até o dia 13, as inscrições para o programa nacional de treinamento e de trabalho Jovem Aprendiz, destinado a estudantes de 14 a 18 anos.

São 2.590 vagas de auxiliar administrativo que serão distribuídas nas capitais e em algumas grandes cidades, que serão treinados pelo Senai e ao mesmo tempo prestarão serviço na ECT. No Distrito Federal serão escolhidos 95 aprendizes.


Os adolescentes vão cumprir o total de 20 horas semanais, em turno que não prejudique a freqüência escolar. Deverão estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e vão ganhar as horas trabalhadas com base no valor do salário mínimo (que perfaz no mês a quantia de R$ 172,00).


Serão contratados por dois anos pela ECT, com direito a vale transporte, vale alimentação, assistência médica e odontológica, além da formação profissional.


Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, a técnica de Educação Profissional do Senai, Ana Luzia Duarte informou que já estão participando do curso no Distrito Federal 1.200 adolescentes aprendizes, muitos dos quais já contratados por indústrias locais.


O Senai além de oferecer esse curso em todo o país, dá também oportunidades de aprendizado em 28 áreas tecnológicas, para todas as idades, que são ministradas em mais de 400 escolas técnicas que mantém em todo o país, de acordo com a vocação econômica da região.


Ana Luiza alerta que os estudantes "devem ter boa disposição para aprender e revelar potencialidade para se tornar depois um empregado efetivo em empresas".


Vinte por cento das vagas para os aprendizes que vão trabalhar nos Correios serão oferecidas para candidatos deficientes, para os quais, por lei, não há restrição quanto a idade. Deverão no ato da inscrição apresentar laudo médico original , constando que são deficientes e documento de identidade. Os demais candidatos vão apresentar apenas carteira de identidade ou certidão de nascimento, e declaração escolar, não sendo necessário apresentar fotografia, e não pagarão nada para se inscrever à prova de seleção.


As provas escritas serão objetivas com 60 questões de língua portuguesa, matemática e ciências, sendo 20 para cada disciplina. A data da prova será divulgada no site dos Correios (www correios.com.br), aonde também pode ser acessado o edital em questão.


Detalhes sobre o local das inscrições em cada localidades podem também ser acessadas na página da ECT. Em Brasília, elas vão ser feitas entre 9 horas da manhã e 17 horas, no Senai do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) , Trecho 2, lote 1130, próximo da Caesb.

Agência Brasil


Continue lendo