Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ex-primeiro ministro italiano

Procuradoria de Nápoles pede cinco anos de prisão para Berlusconi por corrupção

Agência Brasil
24 jun 2015 às 17:53
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Procuradoria de Nápoles pediu hoje (24) pena de cinco anos de prisão para o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, acusado de ter corrompido um senador, informou a agência France Presse. A decisão do tribunal deverá sair no dia 8 de julho. O ex-chefe do governo italiano, de 78 anos, poderá recorrer, no caso de ser condenado.

A procuradoria também pediu uma pena de quatro anos e quatro meses de prisão para Valter Lavitola, uma pessoa próxima de Berlusconi que teria entregado dinheiro ao senador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O caso remonta às eleições legislativas de 2006, ganhas pela coligação de esquerda liderada por Romano Prodi. No entanto, Prodi tinha uma apertada maioria no Senado italiano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mini-lua

Terra terá uma "segunda lua" ainda em setembro? Entenda o fenômeno

Imagem de destaque
Enquanto lavava louça

Idosa é salva após ficar duas horas enrolada por cobra de 4 metros na Tailândia

Imagem de destaque
Diante do tribunal

Era um vício, diz homem que dopava ex-mulher para ser estuprada na França

Imagem de destaque
Entenda

Instagram anuncia conta para adolescentes com mais restrições e regulagem de algoritmo


Poucos meses depois da votação, Sergio De Gregorio, senador eleito pela coligação de Prodi, passou para o lado de Silvio Berlusconi.

Publicidade


Esta decisão tornou ainda mais frágil a maioria governamental e acelerou a queda de Prodi, que ocorreu em 2008, menos de dois anos depois do início de seu governo.


Segundo a procuradoria, Berlusconi pagou 3 milhões de euros a De Gregorio para que ele mudasse de lado. O senador admitiu, para magistrados e para a imprensa, que recebeu os pagamentos.


Romano Prodi foi o único candidato de esquerda que conseguiu vencer, em duas ocasiões, Silvio Berlusconi em eleições legislativas – em 1996 e em 2006.

Berlusconi, magnata da imprensa italiana, foi condenado por fraude fiscal, em sentença final confirmada em agosto de 2013.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade