Um fazendeiro do sul da Austrália foi seqüestrado e quase morreu no Mali, no oeste da África, depois de viajar para o país para encontrar uma noiva que conheceu na internet.
Des Gregor, de 56 anos, caiu em um golpe da internet e ficou 12 dias seqüestrado no país africano. De volta à Adelaide, na Austrália, ele agora faz um apelo para as pessoas serem mais cuidadosas na internet.
Ele viajou para o Mali rumo ao que, para ele, seria uma aventura exótica: ele não somente ia encontrar sua futura esposa africana como também receber um grande dote em ouro, com valor estimado em US$ 86 mil.
O objeto de sua paixão era uma mulher supostamente chamada Natacha, refugiada da Libéria, com cerca de 20 anos de idade, que ele conhecera na internet.
'Cego de amor' - Gregor foi pego no aeroporto de Bamako, capital do Mali, por homens que se diziam parentes de Natacha mas que, logo ele descobriria, eram bandidos.
Depois de levá-lo para um apartamento na capital do país, Bamako, eles tiraram sua roupa e apontaram um revólver para sua cabeça, ameaçando cortar seus membros com um facão.
Eles também exigiram US$ 86 mil como resgate. Caso contrário, seria morto. Seus parentes deram o alarme quando começaram a receber estranhos e-mails pedindo dinheiro.
Naquele momento, as autoridades australianas decidiram criar também uma armadilha.
Conseguiram persuadir os seqüestradores de que Gregor poderia pegar o dinheiro do resgate na embaixada do Canadá.
Foi lá que ele foi resgatado pela polícia federal australiana após 12 dias em cativeiro. Os seqüestradores não foram pegos.
Esquemas fraudulentos armados na internet não são raros e muitos australianos se perguntaram como o fazendeiro pôde se tornar presa tão fácil.
Seus parentes dizem que ele estava "cego de amor".