Mundo

Presidente francês passa mal fazendo exercícios

26 jul 2009 às 16:14

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, está sendo tratado por seu médico após passar mal neste domingo fazendo exercícios.

Segundo um comunicado oficial divulgado no site da Presidência da República francesa, uma bateria de exames determinará o problema.


"Quando fazia exercícios, o presidente da República teve hoje (domingo) um mal-estar. Ele foi imediatamente atendido por seu médico", afirma o comunicado.


Nicolas Sarkozy, 55, é conhecido por sua imagem de homem jovem e ativo fisicamente.


No início deste mês, o Palácio do Eliseu, a sede do governo da França, disse que a última bateria de exames cardiovasculares e de sangue do presidente, no dia 3 de julho, apontou resultados normais.


A fama de saudável lhe rendeu destaque nas eleições presidenciais de maio de 2007, quando insistiu na necessidade de políticos franceses adotarem maior transparência em relação ao seu estado de saúde.


No caso mais célebre no país, o ex-presidente François Mitterrand escondeu o deterioro de sua condição física devido a um câncer.


A imagem jovial de Sarkozy também correspondia à plataforma política que ele defendia, ligada à mudança e à renovação.


Logo após a eleição, seu o primeiro check-up médico indicou que ele estava bem de saúde.


Porém, uma breve internação hospitalar no fim de 2007 só foi descoberta três meses depois de ocorrer.


Críticos acusam Sarkozy de exagerar seus dotes físicos para alimentar uma suposta obsessão com a própria imagem. Ele é frequentemente visto correndo e pedalando.


Ele também é acusado de misturar, como nenhum presidente francês antes dele, assuntos políticos com sua vida pessoal.

Exemplo disso seria o relacionamento do presidente com a cantora e ex-modelo Carla Bruni, que teria tido o efeito colateral de favorecer sua imagem de conquistador na política e fora dela.


Continue lendo