Mundo

Powell: "EUA têm o direito de agirem sozinhos contra o Iraque"

26 jan 2003 às 18:52

Os Estados Unidos reservam para si o direito de agirem sozinhos contra o Iraque, declarou neste domingo o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

"O multilateralismo não pode se tornar uma desculpa para a inação", afirmou Powell. As informações são da CNN.


O discurso foi uma tentativa de persuadir aliados europeus céticos em relação à necessidade de uma possível ação militar contra o Iraque. "Nós não buscamos nada para nós mesmos além de levar segurança" para a região, disse o secretário.


"Nós trabalharemos nessas questões pacientemente e refletindo com nossos amigos e aliados. Mas que o regime iraquiano não tenha dúvidas: se não se desarmar pacificamente nesse momento, será desarmado no final da estrada", advertiu.


"Nós não nos esquivaremos de uma guerra se essa for a única maneira de livrar o Iraque de armas de destruição em massa. Nós continuamos a nos reservar nosso direito soberano de recorrer a uma ação militar contra o Iraque sozinhos ou em uma coalizão", acrescentou.

O secretário também acusou o presidente iraquiano Saddam Hussein de ter "claros vínculos com grupos terroristas, incluindo Al Qaeda" e de ainda não ter tomado a decisão estratégica de honrar as obrigações dispostas na resolução 1.441, aprovada pela ONU em novembro.


Continue lendo