Mundo

Polícia Federal ouve e indicia pilotos do jato Legacy

08 dez 2006 às 17:55

Os americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos do jato Legacy que colidiu com o avião da Gol no dia 29 de setembro, foram ouvidos durante seis horas nesta sexta-feira(8) pela PF (Polícia Federal) em São Paulo e indiciados.

Segundo notícia da Folha Online, a PF entendeu que os pilotos tiveram uma parcela de responsabilidade no acidente, que resultou na morte dos 154 ocupantes do vôo 1907 da Gol. O indiciamento seguiu o artigo 261 do Código Penal - expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia--, "na modalidade culposa, agravado pelo resultado 'morte' ".


Os pilotos deverão responder em liberdade. Após deixar a PF, os pilotos - da empresa de táxi aéreo americana ExcelAire - seguiram para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, e deverão retornar aos Estados Unidos ainda nesta sexta.


37 mil pés - Relatório preliminar sobre as causas do acidente, divulgado no mês passado pela Aeronáutica, mostra falhas de comunicação entre os pilotos do Legacy e os controladores de Brasília e confirma que o jato voava na mesma altitude do Boeing no momento da colisão - a 37 mil pés (11,2 km).

Conforme o plano de vôo, o jato, que partiu de São José dos Campos (SP) com destino a Manaus, deveria ter baixado para 36 mil pés em Brasília e, pouco antes do choque, subido para 38 mil pés, altitude que deveria ter sido mantida até Manaus.


Continue lendo