Todos os postos de vigilância sanitária e epidemiológica dos aeroportos, portos e de fronteira do Brasil estão em estado de alerta devido à pneumonia atípica.
No Aeroporto de Guarulhos (SP), segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), chegam vôos de um único país asiático, o Japão. São onze vôos por semana, realizados por duas companhias: Varig e Japan Airlines. Quem quiser vir de outro país da Ásia para São Paulo deve fazer conexão em algum aeroporto onde haja vôos para o Brasil.
Por precaução, no entanto, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, vem reiterando recomendações para que se mantenha o estado de alerta em toda a rede epidemiológica do Sistema Único de Saúde, a fim de se detectar os casos suspeitos, como já tem feito nas últimas semanas.
Se ocorrer algum caso em aviões ou embarcações, o primeiro atendimento deverá ser prestado na unidade médica dos portos e aeroportos, procedendo-se a notificação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após a avaliação e prestação de assistência médica inicial, o paciente será encaminhado para a unidade de referência definida pelas respectivas secretarias estaduais de Saúde, onde será hospitalizado em uma ala de isolamento.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quarta-feira.