Mundo

Plano quer integrar segurança com programas sociais

31 mai 2007 às 17:36

O ministro da Justiça, Tarso Genro, apresentou nesta quinta-feira (31) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta inicial do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O programa vai focar as onze regiões metropolitanas com maior índice de violência em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Maceió, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Vitória.

As principais ações serão voltadas aos jovens de 18 a 24 anos considerados em situação de risco de envolvimento com o crime. O objetivo, segundo Tarso, é integrar ações de segurança pública aos programas sociais do governo federal. "Eles (menores infratores), por exemplo, vão ser alocados para um programa social adequado à sua personalidade e grau de infração, como um programa de alfabetização", afirma.


A primeira fase do programa, conforme Tarso, deve começar em outubro. A expectativa é reduzir a criminalidade nos próximos quatro a seis anos. De acordo com o ministro,

O ministro Tarso Genro disse que as ações de segurança pública em andamento continuarão e que o novo programa será um adicional. De acordo com o Ministério da Justiça, depois de apresentado ao presidente Lula, o Pronasci permanece em debate por mais 30 dias.


Continue lendo