Mundo

Pesquisa revela 45 rotas do tráfico de mulheres

03 ago 2003 às 16:10

O Centro de Defesa da Infância e Adolescência Padre Marcos Passerine, do Maranhão, revelou que pesquisa feita recentemente no Estado identificou 45 rotas do tráfico de exploração sexual de mulheres, especialmente adolescentes. A pesquisa identificou 13 rotas internas, 18 para outros estados e 14 para países como Holanda, Espanha, França, Áustria, Bélgica, Índia e Portugal.

Na capital maranhense, segundo o Centro de Defesa da Infância e Adolescência, foram descobertos mais de 27 pontos de prostituição, entre bares e boates que recebem as meninas do interior e de outros estados para a prática da exploração sexual.


A pesquisa descobriu que uma das rotas passa pelo Porto de Itaqui. Por lá, as mulheres são retiradas do estado em navios, seguindo até a Região Sudeste ou à Guiana Francesa, de onde são encaminhadas para o exterior. Ao longo das rodovias do Maranhão, principalmente na região de Cocais, onde fica localizado o município de Caxias, as crianças e adolescentes são contratadas para os mais diversos tipos de "programas" por até R$ 10,00.


Alguns postos de combustíveis, localizado as margens da BR-010, servem de pontos de prostituição. A Coordenação Estadual do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerine, informou que 12 deputados e 12 senadores que integram a CPI Mista, que investiga os caos de violência sexual e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes, deverão chegar ao estado em agosto próximo.

O Maranhão é representado pela deputada federal Terezinha Fernandes (PT), que solicitou uma investigação mais profunda dos casos de abuso sexual, assassinato e emasculação de meninos na cidade de São Luis e Codó, além dos casos frequentes de prostituição de crianças e adolescentes no município de Caxias.


Continue lendo