Mundo

Pesquisa mostra que 97% usam internet no trabalho

26 dez 2007 às 21:13

Ao mesmo tempo que a Internet facilitou a vida das empresas, interligando parceiros e permitindo transações de negócios online, ela também contribuiu para reduzir a produtividade dos funcionários pelo mau uso da Rede.

Muitos funcionários aproveitam o horário do expediente para atualizar blogs, bater papo com amigos via messenger, fazer download (vídeos e músicas) e entrar em outros tipos de sites não relacionados com o trabalho. É o que mostra o estudo WebWork 2007, realizado pela Websense com 400 corporações de países da América Latina, incluindo o Brasil.


De acordo com a pesquisa, 97% dos funcionários que têm acesso à rede corporativa usam seus PCs para acessar sites não relacionados ao trabalho. A mesma pesquisa mostra que empregados de companhias brasileiras passam uma média de 5,9 horas por semana navegando na Web no ambiente de trabalho. Esse tempo equivale a 71 minutos por dia, ou seja, mais de uma hora.

Entre os sites mais acessados no ambiente de trabalho estão os de bancos, de e-mails pessoais, como Gmail, Yahoo! e Hotmail. A pesquisa da Websense também aponta aumento em 2007 do uso dos programas de messenger dos portais de relacionamento como Orkut e da página de compartilhamento de vídeo YouTube. (Com informações da WNews)


Continue lendo