A polícia japonesa disse nesta sexta-feira ter encontrado entre 200 e 300 corpos na cidade de Sendai, na costa leste do Japão, após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país.
Horas antes, as autoridades haviam dito que ao menos 60 pessoas morreram e 56 estavam desaparecidas em consequência do tremor, o mais forte já registrado no Japão.
Sendai é a cidade mais próxima do epicentro do sismo, que teve magnitude 8,9 pela medição da Agência Geológica americana (USGS, na sigla em inglês).
Regiões agrícolas próximas à cidade, capital da Província de Miyagi, também foram inundadas pelas ondas de até sete metros que se seguiram ao terremoto. Incêndios aconteceram em diversas áreas em consequência do tremor e das mais de 50 réplicas, de magnitude inferior a 6.
O terremoto, que ocorreu por volta das 15h (horário local do Japão, 3h da manhã em Brasília), foi o sétimo mais forte já registrado em todo o mundo, de acordo com a USGS.
Emergência
O epicentro do abalo foi no fundo do mar, a uma distância de 160 quilômetros da costa, no mesmo local onde ocorreu um terremoto de 7,3 graus na última quarta-feira. A costa próxima à Província de Miyagi, a 373 quilômetros de Tóquio, foi a mais afetada pelo tremor.
Há relatos de que um navio transportando cem pessoas teria sido arrastado pelo tsunami e está desaparecido.
O governo japonês decretou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima, 270 quilômetros a nordeste de Tóquio, depois que o sistema de resfriamento da usina falhou.
Outra usina nuclear na Província de Miyagi teria focos de incêndio, segundo relatos. Segundo oficiais, nenhum vazamento de radiação foi detectado.
O sistema de metrô de Tóquio parou de funcionar. Segundo a TV pública NHK, cerca de 4 milhões de casas estão sem energia elétrica em todo o país.
Alerta
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Oceano Pacífico, , incluindo a costa da Rússia, a América do Sul, o Estado americano do Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos.
Autoridades das Filipinas e já autorizaram a evacuação de comunidades costeiras no norte e no leste do país. A Indonésia também alertou para um possível tsunami na região norte.
Na costa do Havaí são esperadas ondas de 2 metros de altura.
Em 1933, um terremoto de magnitude 8,1 atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.
Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, já que está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico".
O país é atingido por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude superior a 6 que acontecem no mundo.
Tremor seguido de tsunami já deixou cerca de 60 mortos e muitos desaparecidos.