Milhares de pessoas de vários países lotaram Largo do Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central, no centro da capital gaúcha, local de onde sai daqui a pouco a passeata que marca a abertura do III Fórum Social Mundial. A solenidade começou por volta das 19 horas desta quinta-feira.
A marca da passeata é ecoar, em vários idiomas, a reivindicação pela paz e conclamar toda a humanidade para uma barreira pacífica contra a militarização e a guerra. A marcha seguirá para o anfiteatro do Por do Sol num percurso de cerca de 2 Km.
Em meio a várias delegações estrangeiras presentes neste ato, um grupo de 25 representantes da Coréia do Sul exibe faixa com um recado direto aos Estados Unidos: "Parem com a guerra contra o Iraque". Carros de som e o vozerio dos manifestantes são ouvidos a grande distância. Bandeiras e faixas agitam-se no meio da multidão.
Entre as canções já entoadas, está como tradicionalmente ocorre em manifestações populares, "Para não dizer que falei das flores", de Geraldo Vandré. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, se integrou ao grupo e disse que acompanhará a marcha. Ela destacou que é uma alegria estar presente nessa manifestação e que hoje o Brasil tem um exemplo para falar ao mundo, referindo-se à conquista da presidência da República por Luiz Inácio Lula da Silva