Falta pouco para que o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, se torne o primeiro do mundo a receber certificação de eficiência ambiental (ISO 14001). O reconhecimento comprova a implementação das normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, a administração do parque está finalizando as recomendações de aperfeiçoamento feitas por auditores em visitas prévias.
Segundo a ISO 14001, devem ser levantados aspectos ambientais significativos que geram impactos como moradias de funcionários, escolas-parque e definidas ações para diminuir os efeitos dessas instalações sobre o parque.
A previsão é de que a concessão do certificado ocorra em março deste ano.
A Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO, na sigla em inglês) aglomera os institutos de padronização e normalização de 148 países. A ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, menos na eletricidade e eletrônica. A ISO 14000 classifica e avalia as normas de gestão de ambiente.