Mundo

Parecer sobre adição de fécula à farinha sai nesta quarta

27 jun 2006 às 19:00

O parecer ao Projeto de Lei 4679/01, que prevê adição de 10% de amido de mandioca à farinha de trigo, será apresentado pelo relator, deputado Nilson Mourão (PT-AC), nesta quarta-feira (28), na comissão especial que analisa o assunto.

Mourão quer restringir a mudança apenas à farinha utilizada na produção do pão francês. O relator explicou que vai apresentar um relatório preliminar na tentativa de buscar um acordo. "Consenso é muito difícil de ser alcançado. Nós gostaríamos de produzir um acordo para que cheguemos a uma maioria qualificada que realize o objetivo do projeto, que é fomentar o setor da mandioca", disse o relator.

Ao estimular a produção nacional de mandioca, o projeto busca substituir parte da importação de trigo. No entanto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Marcos Salomão, disse que o setor não concorda com nenhuma obrigatoriedade. "Achamos que qualquer coisa que venha sob forma obrigatória vai prejudicar o nosso setor, os produtos e o consumidor, pois é uma distorção de mercado querer que um setor cresça nas costas de outro", criticou. A reunião está prevista para as 14h30, no plenário 7 da Câmara.


Continue lendo