Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram ontem da 8ª Parada do Orgulho Gay, neste domingo, em São Paulo, segundo estimativa da Polícia Militar.
O número ainda não é oficial. Até o fechamento desta edição, o helicóptero Águia da PM sobrevoava a região da avenida Paulista para obter um número mais aproximado do total de participantes.
A estimativa da Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), no entanto, é de 1,8 milhão de pessoas. Se confirmada, esta terá sido a maior parada do gênero do mundo.
De acordo com a associação, entre 30% e 40% dos participantes vieram de outras cidades e Estados.
No ano passado, 1 milhão de pessoas teriam participado do evento, seguindo informações dos organizadores. O número do ano passado empatou com as paradas realizadas em Nova York, nos EUA, e em Toronto, no Canadá.
A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, abriu a festa. ''A parada é linda e mostra o respeito e o reconhecimento que a população da cidade tem pela diversidade, pela pluralidade'', disse ela. Segundo a prefeita, isso é muito bom para a cidade e gera respeito também fora de São Paulo.
Durante seu discurso, em que foi aplaudida, Marta disse que é importante que os homossexuais sejam aceitos pela sociedade e, principalmente, pela família. ''Aqui estão os avós, os filhos e os pais dos homossexuais'', disse a prefeita. Família e orgulho são os tema da parada deste ano.