O papa Francisco telefonou neste sábado (9) para o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, e expressou preocupação com o agravamento da pandemia do novo coronavírus na cidade.
Segundo comunicado da Arquidiocese paulistana, o Pontífice disse ter recebido "informações sobre a situação da pandemia de Covid-19 em São Paulo e manifestou preocupação pelo número crescente de doentes e pelas perdas de vidas humanas".
Além disso, o Papa também perguntou sobre a situação dos pobres, que "nem sempre têm casas nem condições adequadas para seguir as medidas preventivas contra o contágio".
De acordo com dom Odilo, Francisco "expressou sua proximidade e solidariedade para com toda a população de São Paulo e disse que estava orando por nós", além de ter pedido para "transmitir a todos sua bênção apostólica".
O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde aponta que São Paulo tem 41.830 casos e 3.416 óbitos na pandemia, sendo 25.367 contágios e 2.110 mortes apenas na capital.
Para frear a disseminação do vírus, o governador João Doria estendeu as medidas de isolamento até 31 de maio, mas ainda resiste em implantar o chamado "lockdown", que impede que as pessoas saiam de casa sem motivo justificado.