Mundo

Pais podem ajudar filhos no tratamento da doença

22 ago 2007 às 12:53

O padrão de beleza está cada vez mais rigoroso. Corpos definidos e esbeltos são modelos quase obrigatórios a serem seguidos por crianças e adolescentes. Mas com a diversidade de guloseimas existentes e o sedentarismo, frutos da modernidade eletrônica, influenciam em uma grave doença: a obesidade.

Para o tratamento ter verdadeiro êxito, o médico Herbert Bastos, da clínica Hágora, esclarece que o apoio dos pais é essencial, além do incentivo à prática esportiva, o que ajuda muito a eliminar o excesso de peso. Ele aconselha os exercícios que sejam divertidos como dança, bicicleta, futebol, caminhada no parque, artes marciais, entre outras que promovam prazer pela atividade.


Observar a postura dos filhos em relação aos hábitos alimentares ajuda no processo de emagrecimento, aliado a reeducação alimentar e atividade esportiva. Quanto antes este quadro for adotado melhor para a redução de calorias. Muitas crianças acham difícil reverter este processo, já algumas adotam uma forma radical para eliminar o peso extra.


Bastos explica que cortar bolos, tortas, salgados, chocolates, refrigerantes e doces totalmente das refeições é muito ruim para pessoa e que o ideal é controlar os alimentos e ingerir um pouco de cada. "Quando a dieta é muito radical a probabilidade de sucesso é muito baixa", argumenta.


Muitos pais demoram a perceber o excesso de peso das crianças, e logo quando isso ocorre, os mesmos devem educar os filhos a fazerem uma reeducação alimentar, mas isso não significa proibição, nem restrição alimentar. O médico ressalta que o segredo para o emagrecimento é diminuir os alimentos ingeridos, até que o próprio organismo se acostume com aquela quantidade e permaneça com o mesmo peso durante um bom tempo evitando o efeito sanfona.


Dicas para manter uma alimentação saudável:

- Ingerir de 2 a 4 litros de água por dia;
- Aumentar a ingestão de frutas, verduras, vegetais e integrais;
- Evitar líquidos durante as refeições;
- Diminuir o uso de condimentos como mostarda, catchup e maionese;
- Diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio;
- Praticar alguma atividade física pelo menos 45 minutos, durante 3x por semana.


Continue lendo