Mundo

Operação-padrão ainda provoca atrasos nos vôos

20 jun 2007 às 09:14

O nevoeiro e os reflexos da operação-padrão realizado na noite desta terça-feira (19) pelos controladores de vôo provocam atrasos na manhã desta quarta-feira (20) nos principais aeroportos do país.

No Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, há 8 chegadas atrasadas e 2 partidas. Por causa do nevoeiro, o aeroporto ficou fechado por quase 1 hora durante a madrugada. Três vôos foram desviados para Campinas. Às 8h15, o aeroporto operava por instrumentos. O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, opera com auxílio de instrumentos.


Já no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, os pousos e decolagens estão sendo realizados normalmente, mas dois vôos estão fora do horário. Segundo a Infraero, duas partidas, uma para Vitória (ES) e outra para Florianópolis (SC)apresentaram atraso esta manhã.


Os controladores de vôo negam a operação-padrão. A justificativa para os atrasos seria problemas nos consoles (monitores) de controle de vôos de Brasília para o Rio e São Paulo.

O protesto seria uma reação às informações não confirmadas de que a Aeronáutica irá punir um número maior de controladores pelo motim do dia 30 de março e ganhou força com a decisão do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, de prorrogar o prazo de conclusão do IPM (Inquérito Policial Militar). O IPM já havia sido concluído, mas foi reaberto.


Continue lendo