Mundo

Onze trabalhadores são resgatados de mina de ouro na África do Sul

16 fev 2014 às 14:59

Onze trabalhadores foram resgatados de uma mina de ouro nos arredores de Johanesburgo, na África do Sul, informaram neste domingo as equipes de emergência. Estima-se que pelo menos outras 200 pessoas continuam presas. Todas estariam trabalhando ilegalmente no local no momento do acidente.

"Nós resgatados 11 até agora, nenhum deles tem ferimentos visíveis. Mas eles estão sendo avaliados por médicos", disse Russel Meiring, do serviço de emergência ER24.


De acordo com a Associação de Imprensa Sul-africana, as equipes de resgate têm contato com um pequeno grupo que está mais próximo da superfície. Foram esses trabalhadores que disseram que abaixo deles há outras dezenas de pessoas. A entrada da mina, que fica na localidade de Benoni, estaria coberta por uma enorme rocha.


'É uma mina abandonada no meio de campos abertos... Não era um área bloqueada', explica Werner Vermaak, porta-voz da ER24.


Minas ilegais abandonadas e acidentes fatais são comuns na África do Sul, onde muitos trabalhadores tentam encontrar minérios para vender, e, muitas vezes, sob condições perigosas e precárias. Os mineradores ilegais, às vezes, também invadem as que estão ativas.


Em 2009, ao menos 82 homens morreram depois de uma incêndio em uma mina na África do Sul.

Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press.


Continue lendo