Mundo

ONU aprova resolução que dá ultimato ao Iraque

08 nov 2002 às 15:25

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a resolução, elaborada pelos EUA e pela Grã-Bretanha, que dá uma última chance de o Iraque se desarmar. Pelo contrário, o país irá sofrer uma ação militar.

Mohamed Mahdy Saleh, ministro iraquiano do Comércio, advertiu que a aprovação conduzirá a uma "agressão militar" contra seu país. De acordo com o Portal Terra, Saleh disse que "a resolução levará a uma agressão militar com a cobertura internacional que não terá nenhum sentido, já que o Iraque está livre de armas de destruição em massa". O presidente norte-americano George W. Bush avisou ao líder iraquiano Saddam Hussein que ele enfrentará as "mais severas consequências" caso desafie a resolução. Bush declarou que se o Iraque não obedecer o texto, os EUA e outros países o desarmarão.

A resolução atribui ao Conselho de Segurança a função de rever as violações antes de qualquer ataque militar. Mas ainda dá liberdade para os Estados Unidos atacarem o Iraque se o regime de Saddam Hussein não cooperar com os inspetores da ONU na tarefa de verificar as possíveis instalações de desenvolvimento de armas de destruição em massa do país.


Continue lendo