Mundo

ONU adia missão a Jenin

27 abr 2002 às 11:54

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, aceitou o pedido de Israel de adiar a visita de uma missão de verificação ao campo de refugiados de Jenin até a noite de amanhã. ‘A pedido de Israel, Kofi Anan aceitou adiar a viagem da missão’, disse um porta-voz.

Ele fez o anúncio antes de se dirigir ao Conselho de Segurança para apresentar um informe sobre as conversações que manteve, sexta-feira, com quatro enviados do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon.



O príncipe herdeiro saudita Abdullah ben Abdel Aziz entregou ao presidente dos Estados Unidos George W. Bush um documento de oito pontos destinado a revigorar os esforços de paz no Oriente Médio, informou sexta-feira a Casa Branca, que considerou o texto ‘construtivo’. O documento saudita é um ‘instrumento útil’, declarou o porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer à imprensa, no dia seguinte da reunião de cúpula entre Bush e o príncipe Abdullah ben Abdel Aziz no rancho presidencial de Crawford (Texas).


Igreja da Natividade


A igreja da Natividade permanecia ontem cercada pelo Exército israelense, depois de cinco dias de negociações que não reduziram a tensão no local santo. Os tiroteios de ontem deixaram dois palestinos feridos, segundo fontes contactadas no interior da igreja. Os dois homens, um deles atingido por uma bala no tórax, foram levados em uma ambulância.


O Exército israelense não descarta o uso da força para solucionar o cerco, informou um porta-voz. ‘Se formos obrigados a escolher a opção militar, o faremos’, declarou o capitão Joe Leyden, sem dar mais detalhes.
Reunião

Os Estados Unidos organizaram para a próxima quinta-feira uma reunião com representantes da União Européia, ONU e Rússia sobre a crise no Oriente Médio, anunciou o departamento de Estado ontem.


Continue lendo