Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tá fácil

ONU: 2023 é o ano mais quente de todos os tempos, alerta ONU

Ansa Brasil
01 dez 2023 às 09:03

Compartilhar notícia

- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMM (Organização Meteorológica Mundial) alertou na quinta-feira (30) que 2023 quebrou recordes climáticos e já se tornou o ano mais quente de todos os tempos.


A previsão está no relatório sobre o "Estado do Clima Global" e foi divulgada na abertura da COP 28 (28ª edição da Conferência da ONU sobre o Clima), em Dubai.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A OMM detalha que "2023 bateu recordes climáticos, acompanhado de condições climáticas extremas que deixaram um rastro de devastação e desespero".

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


O documento confirma que será o ano mais quente de que se tem registro e aponta que "os dados até o final de outubro mostram que o ano de 2023 está em torno de 1,4ºC acima da linha de base pré-industrial de 1850-1900.

Publicidade


A diferença entre 2023 e 2016 e 2020 - que foram anteriormente classificados como os mais quentes - é tamanha que "é muito pouco provável que os últimos dois meses influenciem a classificação".


"Os últimos nove anos, de 2015 a 2023, foram os mais quentes já registrados", descreve o braço meteorológico da ONU (Organização das Nações Unidas), que solicitou à comunidade internacional medidas urgentes e imediatas para governar o fenômeno do aquecimento global, que corre o risco de ficar fora de controle.


A OMM alertou também que "é provável que a tendência de aquecimento do El Niño, que surgiu durante a primavera de 2023 no Hemisfério Norte e se desenvolveu rapidamente durante o verão, irá alimentar ainda mais o calor em 2024, porque o El Niño normalmente tem o maior impacto nas temperaturas lobais após o pico".


"As coisas estão avançando tão rapidamente que, a um mês antes do final do ano, já podemos declarar que 2023 é o ano mais quente registrado na história da humanidade", pontuou o secretário-geral da ONU, António Guterres.


Imagem
Veja como ter acesso a vagas de qualificação profissional
O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) anunciou investimentos de R$ 60 milhões no Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo