Você é viciado em torpedos e e-mails? Cuidado! A obsessão pode trazer danos ao seu Quociente de Inteligência (QI). É o que revela um estudo realizado por uma equipe de psicólogos britânicos, por encomenda da Hewlett Packard (HP). Segundo a pesquisa, o vício reduz em até dez pontos o QI - duas vezes mais do que fumar maconha.
O fenômeno, batizado pelos pesquisadores de "infomania", atinge principalmente os homens adultos, e equivale a passar uma noite sem dormir. Os efeitos são induzidos, por exemplo, pela perda de concentração dos funcionários em horas de trabalho, pois o constante contato com as tecnologias os distrai de suas obrigações.
Para elaborar o estudo, os psicólogos submeteram 18 voluntários a vários testes clínicos e entrevistaram 1,1 mil adultos. Destes, 62% confessaram ser viciados em e-mails e torpedos. A metade dos entrevistados reconheceu que sempre tenta responder imediatamente às mensagens de texto e aos e-mails, mesmo que para isso tenha de interromper qualquer tipo de conversa.
Fonte: Agência EFE