Após a polêmica do vídeo que mostra a execução do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, enforcado no dia 30 de dezembro, já começa a circular na internet um novo vídeo mostrando Saddam com o pescoço quebrado.
O vídeo, que provavelmente foi gravado com a câmera de um telefone celular, mostra o ex-presidente dos pés à cabeça, momentos após sua execução, estendido numa maca e coberto com um lençol branco. Quando a câmera chega à cabeça, o lençol branco é puxado e aparece uma imagem que mostra o pescoço do ex-presidente torcido num ângulo de 90 graus à sua direita.
Além disso, é mostrado um ferimento com sangue bem debaixo da mandíbula e restos de sangue no pescoço, no rosto, em sua camisa e também no lençol que cobre sua cabeça.
Não está claro quando nem onde o vídeo foi gravado.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o novo vídeo, de 27 segundos, apareceu em um site iraquiano sob o título "Um novo filme do defundo mártir imortal, presidente Saddam Hussein".
De acordo com a AP, são ouvidas no vídeo vozes dizendo "Anda, anda, vou contar até quatro.... Um, dois... Anda, você vai nos meter em um tremendo problema".
"Um segundo", diz outra voz, conforme a AP. "Um segundo, Abu Ali, estou quase terminando."
Dois funcionários do Ministério da Justiça, que acompanharam a execução de Saddam, já foram interrogados no processo de investigação instaurado pelo governo iraquiano.
Saddam Hussein, o meio-irmão dele, Barzan Ibrahim, e o ex-chefe da Corte Revolucionária durante o regime de Saddam, Awad Hamed al Bandar, os dois últimos ainda não executados, foram condenados à sentença de morte em 5 de novembro pelas mortes de 148 xiitas da cidade de Dujail, após uma tentativa de assassinato contra Saddam na década de 80.