As mudanças climáticas que andam preocupando o mundo ameaçam nove maravilhas da natureza, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Entre elas estão a Floresta Amazônica, as geleiras do Himalaia, e os corais e tigres de Bengala. A elevação das temperaturas também pode por fim as reservas de água doce do planeta.
As belezas que estão ameaçadas:
1. Entre 30% e 60% da floresta amazônica, onde vivem 40 mil espécies de plantas e 427 de mamíferos, poderá se transformar em savana, indica a WWF em um estudo publicado em Paris.
2. O bosque valdiviano, que abrange o Chile e a Argentina, onde cresce o larício, uma pequena árvore conífera, de cor verde clara e que pode chegar a viver 3 mil anos, também está ameaçado, segundo a organização ecológica.
3. O deserto de Chihuahua, entre Estados Unidos e México, habitat de cerca de 3.500 plantas diferentes (cáctus, yucas, etc) e de animais ameaçados (jaguar, muflão canadense, urso negro), é outro lugar em alerta.
4. A grande barreira de corais da Austrália pode ser extinta, pois com o aumento da temperatura se embranqueceria até a morte. E as tartarugas marinhas escamadas das costas sul-americanas e caribenhas também estão em perigo.
5. No Ártico, onde o aquecimento se produz com o dobro da velocidade da maior parte do planeta, são os salmões do Alasca os mais ameaçados.
6. Na Ásia, os Sundarbans correm um grande risco. Trata-se da maior extensão do mundo de mangues, entre Índia e Bangladesh, com o famoso tigre de Bengala em seus limites.
7. Na China, estão ameaçados a parte superior do rio Yang-Tsé, que é o mais longo rio do mundo e uma das duas únicas regiões nas quais vive o urso panda em estado selvagem.
8. No Himalaia, que abriga mais geleiras que qualquer outra zona da Terra à exceção dos pólos, o gelo pode se derreter a uma velocidade tal que as conseqüências seriam muito graves.
9. Ainda há preocupações com os bosques das costas orientais da África, do Quênia à Tanzânia e Moçambique.