Mundo

MS monta megaoperação para distribuir kits a cidades

07 fev 2004 às 11:28

O Ministério da Saúde começou nesta sexta-feira uma megaoperação para distribuir 27,5 toneladas de medicamentos. Seguindo determinação do ministro Humberto Costa, que esteve em Alagoas e Sergipe nesta quinta-feira, a carga será entregue a 14 estados atingidos pelas chuvas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Nesses estados, o número de desabrigados e desalojados é de quase 120 mil pessoas.

Os medicamentos foram separados em 393 kits de farmácia básica. Do total, 126 unidades estão no almoxarifado do Ministério da Saúde, em Brasília. Outros 267 kits estão na base aérea do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.


Dois aviões Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), deverão decolar do Rio de Janeiro para os estados do Maranhão, Piauí, Sergipe e Bahia. Para agilizar a ação, a carga destinada a Alagoas será desembarcada em Aracaju (SE). A previsão é de que os medicamentos cheguem ainda hoje. Técnicos do Ministério da Saúde acompanharão o trajeto dos kits até os estados.


Nessa operação, cada unidade federada receberá, em média, um kit por município afetado pelos temporais. Algumas cidades terão direito a mais de uma unidade, em função do número de desabrigados e desalojados pelas inundações. Um único kit tem capacidade de atender a três mil pessoas durante um mês.


O kit de farmácia básica é o mesmo usado pelo Programa Saúde da Família (PSF). Ele é composto por 23 itens - entre antibióticos, analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios. Excepcionalmente, as unidades que serão distribuídas aos estados atingidos pelas chuvas estarão acrescidas de sais de reidratação oral.


Além dessa distribuição de medicamentos, o Ministério da Saúde já enviou 21 kits em caráter emergencial - 15 para Alagoas, dois para Teresina (PI), dois para Aracaju (SE) e dois para Petrolina (PE). As informações são do Ministério da Súde

Informações Agência Brasil


Continue lendo