Mundo

Motorista bêbado poderá ter carro apreendido na França

14 fev 2008 às 21:29

O governo da França anunciou uma série de medidas para combater o crescente número de acidentes nas estradas, causados na maioria das vezes, pelo consumo excessivo de álcool. Entre as principais medidas anunciadas está apreensão do veículo de motoristas que forem flagrados bêbados ao volante em caso de reincidência. Além de ter o carro apreendido, o motorista reincidente terá que instalar um modelo especial de bafômetro dentro do veículo. O equipamento impede que o carro dê a partida antes que o motorista passe pelo teste ou se estiver bêbado.

A nova legislação prevê ainda a proibição da venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolinas e estabeleceu a instalação obrigatória de bafômetros em discotecas e ônibus escolares do país até 2009. A medida poderá ainda ser aplicada aos ônibus de excursão.


O consumo excessivo de álcool é atualmente a primeira causa de mortes nas estradas do país, superando os acidentes ocorridos por velocidade acima do permitido. Em 2007, ocorreram 4.615 mortes nas estradas da França, 27% causadas por excesso de álcool.


Com medidas preventivas e punitivas mais rígidas, o governo pretende reduzir o número de mortes nas estradas para menos de três mil até 2012 e quer diminuir pela metade o total de vítimas de acidentes causados por excesso de álcool.


Na França, o limite máximo permitido de concentração de álcool por litro de sangue é de 0,5g (cerca de dois copos de cerveja, dependendo do peso da pessoa). No Brasil, o limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito é de 0,6 g/l.

As informações são da BBC Brasil.


Continue lendo