Mundo

Ministros árabes rejeitam qualquer ameaça contra Iraque

16 fev 2003 às 22:07

Os 22 membros da Liga Árabe rejeitaram qualquer agressão contra o Iraque e qualquer ameaça contra qualquer país árabe, o que seria uma ameaça contra a segurança do conjunto da nação árabe e contra a paz internacional, segundo o texto divulgado às agências de notícias.

Os países árabes pedem ao Conselho de Segurança da ONU e, em primeiro lugar, aos Estados Unidos, que dêem aos inspetores de desarmamento o tempo suficiente para que concluam sua missão nos termos da resolução 1441, adotada em novembro, que ordena ao Iraque a eliminação de suas armas de destruição em massa.


Na declaração ainda consta que os países árabes se absterão de todo apoio a uma ação militar contra o Iraque e contra a região muçulmana, e se comprometem a proteger a segurança e a integridade do Iraque.

Os ministros pedem que prossiga o trabalho com os países-membros do Conselho de Segurança, a União Européia, a Organização da Conferência Islâmica (OCI) e o Movimento dos não-alinhados, para intensificar os esforços e evitar uma guerra no Iraque.


Continue lendo