O ministro da Saúde Humberto Costa declarou nesta quinta-feira que o atendimento hospitalar da rede pública só melhora à partir de 2004. Humberto Costa pretende reestruturar a rede e firmar parcerias com os estados e municípios.
O ministro espera que o Congresso aprove o Código de Defesa do Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar o atendimento ao usuário e diminuir as filas que castigam a população.
O código deve trazer muitas novidades. Uma delas seria fornecer ao paciente a relação das despesas do hospital para tratá-lo, tal como é feito na rede particular. Assim o usuário poderia contribuir para a fiscalização, conhecendo seus direitos e cobrando bom atendimento dos hospitais. O ministro quer que até o final do mandato o atendimento seja "personalizado e respeitoso".
Dentre as unidades do SUS há grande expectativa para realização de concurso público para contratação de pessoal. Para se ter uma idéia, somente nos Hospitais Universitários do país - cerca de 45 - há cerca de 7.700 vagas a serem preenchidas.