O projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, que vai repassar verbas para os estados que desenvolverem programas de Alfabetização de Jovens e Adultos vai liberar R$2 milhões pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o programa que será desenvolvido no Estado do Paraná.
A Secretaria da Educação está alertando para o Dia Estadual do Cadastramento dos Analfabetos no Paraná marcado para 10 de junho e solicita o apoio da sociedade para mobilizar o maior número de pessoas.
O Programa está sendo desenvolvido no Estado pelo Comitê Paranaense de Combate ao Analfabetismo, criado numa parceria entre a secretaria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná , Associação dos Municípios do Paraná e várias entidades da sociedade civil organizada.
O Comitê estipulou o Dia da Língua Portuguesa, 10 de junho, como o "Dia Estadual de Cadastramento de Analfabetos". Diversas campanhas estão sendo realizadas para mobilizar toda a sociedade no projeto . A previsão é alfabetizar pelo menos 50 mil pessoas este ano. Segundo dados do último Censo, hoje existem cerca de 650 mil pessoas não alfabetizadas no Paraná.
ABr