Mundo

Militares já operam no Rio, avisa Thomaz Bastos

22 mai 2004 às 09:28

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, garantiu que as forças de inteligência do Exército já trabalham na área de segurança do Rio de Janeiro.

Segundo ele, os trabalhos desenvolvidos conjuntamente entre os governos federal e estadual resultarão em breve em uma ação conjunta na área de segurança.


"Fisicamente, ainda não se viu esse trabalho, mas o Exército está trabalhando com o seu serviço de inteligência, abrindo inquéritos policiais militares (IPM) e estruturando uma ação conjunta. O governo do estado tem sido extremamente cooperativo, a Polícia Federal está fazendo o seu papel. Paralelamente, a Polícia Rodoviária Federal está fazendo um trabalho grande nas estradas federais e que vai ter um grande resultado".


O ministro fez as declarações durante um almoço em que foi homenageado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro. Também participaram do evento a governadora Rosinha Matheus e o secretário de Segurança Publica do Estado, Anthony Garotinho.


À saída, o ministro garantiu aos jornalistas que está sendo cumprida a determinação do presidente Lula para que o Rio fosse colocado como um estado preferencial, com ajuda e trabalho de inteligência policial, inclusive com a participação das Forças Armadas. Bastos esclareceu, porém, que o Exército é um instrumento "absolutamente" inadequado para exercer a função de polícia.


O governo do Rio confirmou que já foi definida uma operação conjunta com o governo federal, envolvendo as forças armadas, para apreensão de armas no estado.

A operação foi definida durante duas reuniões já realizadas entre representantes das forças armadas e da Secretaria de Segurança Publica do Estado. O local e a data da operação não foram antecipados.


Continue lendo