Médicos na Índia realizam nesta terça-feira uma cirurgia para tentar dar uma vida normal a uma menina que nasceu com quatro braços e quatro pernas. Lakshmi Tatma tem dois anos e, segundo os especialistas que a atendem em um hospital de Bangalore, é ligada pela pelve a uma gêmea siamesa que não se desenvolveu completamente.
"Nós nos preparamos para 40 horas ininterruptas de cirurgia", disse à BBC a ortopedista Sharan Patil, chefe da equipe que vai operar a menina.
Os mais de 30 cirurgiões vão trabalhar em turnos para tentar separar a coluna vertebral e os rins de Lakshmi daqueles da sua gêmea. Em seguida, eles devem tentar fechar a cavidade pélvica da menina, reposicionando sua bexiga e seus órgãos genitais, e colocando enxertos de pele sobre os locais onde ficavam os membros retirados.
Segundo Patil, a operação deve possibilitar que ela sobreviva além da adolescência, algo que talvez não fosse possível se ela fosse deixada com os membros extras.
A menina nasceu em um pequeno vilarejo no Estado de Bihar.
Alguns dos moradores locais acreditavam se tratar da reencarnação da deusa indiana da riqueza, Lakshmi, cuja imagem é conhecida pelos múltiplos braços e pernas.
As informações são da BBC Brasil.