O cirurgião Raul Cutait, chefe da equipe médica que atendeu o vice-presidente da República, José Alencar, disse que ele passa bem e poderá retomar as atividades normais quando julgar conveniente, após um período recomendado de repouso.
"Ele terá vida normal, a partir de agora, comendo o que tem direito, se mexendo o que tem direito e trabalhando o que tem direito pelo país. Acho que mais uma semana ele vai estar muito bem disposto. Quando se faz uma cirurgia do porte da dele, o tempo médio para as pessoas se recuperarem é de dez a quinze dias, às vezes um pouquinho mais. Mas nesta primeira semana ele evoluiu tão bem que mais uma semana ele vai estar em plena forma", disse.
Alencar deixou, no início da tarde deste domingo, o hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde o último dia 21 para uma cirurgia de extração da vesícula. No pós-operatório, o vice-presidente teve complicações com uma pneumonia e deverá permanecer em São Paulo por mais alguns dias para se recuperar totalmente.
"(A pneumonia) está muito bem controlada, não totalmente resolvida porque isso é um processo que demora vários dias. Por isso ele continuará em São Paulo, fazendo fisioterapia respiratória e tomando os antibióticos necessários", disse Cutait, acrescentando que "intelectualmente ele já está apto a qualquer coisa. Está plenamente dono do nariz".
Informações Folha Online