A Campanha 46664, batizada assim em alusão ao número de Mandela na prisão, convocará todos os governos a lançar um alerta global contra a Aids e contará com a banda de rock irlandesa U2 e a cantora americana Beyonce Knowles.
"A Aids é uma tragédia de proporções sem precedentes que se revela na África. Não é mais uma doença, é uma questão de direitos humanos, pelo bem do mundo. Nós precisamos agir agora para levantar fundos e ajudar os infectados por Aids e aumentar a conscientização para ajudar a prevenir a futura disseminação do HIV", alertou Mandela.
"Eles também cumprem uma pena de prisão perpétua, e é por isso que pela primeira vez estou permitindo que meu número de prisioneiro, 46664, seja usado como marca desta campanha", explicou Mandela, ao lado de dois britânicos famosos, o ex-líder do grupo Eurythmics, Dave Steward, e o guitarrista do Queen, Brian May.
Seis mil e quinhentas pessoas morrem diariamente de Aids na África. Até agora, a doença matou 17 milhões de pessoas no continente, enquanto cerca de 30 milhões de africanos estão infectados com HIV e Aids.
O show, para o qual é esperado um público de 40 mil pessoas, está previsto para 29 de novembro e será transmitido, gratuitamente, para todo o mundo. Segundo a companhia de relações públicas da campanha, estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas o assistam.
Pessoas do mundo todo serão convocadas a contibuir, através de números locais. A arrecadação obtida através das ligações será doada para a Fundação Nelson Mandela.
Um CD apresentando os artistas será lançado ao longo de 2004, enquanto o DVD do concerto tem previsão para lançamento em março do ano que vem.
Fonte: iG