Mais três acusados de envolvimento na morte do jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002 a mando do traficante Elias Maluco, foram condenados nesta madrugada.
Foram condenados a 23 anos e seis meses de prisão Elizeu Felício de Souza, o Zeu, Reinaldo Amaral de Jesus, o Kadê ou Cabê, e Fernando Sátyro da Silva, o Frei, pelos crimes de assassinato, tortura e ocultação de cadáver.
O líder do grupo, Elias Maluco, já tinha sido condenado a 28 anos e seis meses de prisão, em 25 de maio. No dia 16 de junho, foi a vez de Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, pegar 23 anos e meio de cadeia pelos mesmos crimes.
Faltam ser julgados Ângelo Ferreira, o Primo, e Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, marcado para 29 de setembro. Eles inicialmente seriam submetidos ao corpo de jurados na mesma sessão que condenou os três réus neste sábado, mas a posição divergente da defesa de Ferreira em relação aos demais acusados, bem como a ausência em plenário do advogado de Santos levaram ao desmembramento do processo.
O jornalista foi assassinado durante a gravaçãon de uma série de reportagem sobre bailes funk financiados pelos traficantes, na favela da Vila Cruzeiro, na Penha.
Segundo testemunhas, Tim teria sido torturado e assassinado por ordem de Elias Maluco. Logo após a morte, seu corpo foi esquartejado e incinerado, a fim de dificultar a identificação.
Fonte: Terra