Mundo

Mais de 100 presos fogem de presídio no Rio de Janeiro

29 mai 2004 às 14:44

Cerca de 100 presos fugiram na manhã deste sábado da Casa de Custódia em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a fuga foi facilitada por 20 homens armados, que invadiram a unidade por volta das 6h30.

Houve troca de tiros com os policiais que estavam nas guaritas e uma granada foi jogada e explodiu no pátio. Segundo o secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Astério Pereira, quatro policiais militares ficaram feridos na troca de tiros.


Os fugitivos foram em direção à Avenida Brasil, a principal via expressa de ligação das zonas norte e oeste com o centro da cidade, e roubaram vários veículos.


Os detentos que não conseguiram fugir incendiaram colchões e estão mantendo vários agentes penitenciários reféns.


Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública apenas dois fugitivos foram capturados no Morro da Mangueira e um terceiro estaria baleado em um hospital da cidade.


A Casa de Custódia foi inaugurada em janeiro e abriga 900 presos transferidos de outras unidades. A unidade fica ao lado do Ponto Zero, a carceragem que abriga presos de nível superior e onde estão, por exemplo, o empresário e ex-deputado Sérgio Naya e o bando de Rodrigo Silveirinha, que aplicou um golpe milionário na Secretaria de Fazenda do Estado.

O local está cercado por policiais civis e militares de diversas unidades e helicópteros das corporações sobrevoam a unidade.


Continue lendo