O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, cinco representantes da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), partido de esquerda de El Salvador.
O partido é uma antiga organização guerrilheira que, há 11 anos, foi legalizada no país, após acordo de paz. Entre os presentes ao encontro está Oscar Ortiz, que é candidato do partido às eleições presidenciais de El Salvador neste ano.
Nas eleições de 2000, a Frente Farbundo Martí elegeu 80 dos 262 prefeitos do país. Neste ano, a frente conquistou 74 prefeituras e, atualmente, é maior partido político de El Salvador, com 31 deputados. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também participa do encontro.
Lula recebeu nesta sexta-feira a Ordem do Mérito Aeronáutico. A comenda foi criada em 1943 e é a maior homenagem da Arma concedida aos cidadãos que tenham se destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira.
O presidente foi agraciado com o grau Grão-Mestre, seguido pelo vice-presidente José Alencar, no de grã-Cruz, e o ministro da Defesa, José Viegas Filho, entre outras autoridades.
Em discurso durante a solenidade, Lula disse que todos os brasileiros devem se inspirar na lição deixada por Santos Dumont e acreditar em um sonho e apostar na sua realização. "O idealismo e perseverança de brasileiros como Santos Dumont nos inspiram no presente e nos dão confiança no futuro", afirmou.