O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), informou após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, fará uma inspeção no dia 19 na obra de duplicação de trecho da BR-101 e que, depois disso, o processo licitatório poderá ser reiniciado.
A licitação para as obras na "Rodovia do Mercosul", que liga São a Florianópolis via Curitiba, passando pela BR-116 e BR-101, foi paralisada no sábado por decisão do ministro.
Segundo o governador, "o presidente assegurou que vai determinar o reinício da licitação por ter plena consciência de que essa obra deve ser excluída de qualquer processo de suspensão, por sua importância e inadiabilidade".
O fato de 90% dos R$ 3,8 bilhões previstos no orçamento para a duplicação virem de financiamento estrangeiro também influenciou a decisão do presidente, acrescentou.
Luiz Henrique da Silveira, que seguiu do Palácio do Planalto para encontro com o ministro dos Transportes, a fim de definir o cronograma da viagem a Santa Catarina, disse ainda que o Exército poderá participar da obra de recuperação do trecho já existente da rodovia, mas que a duplicação será feita pela empresa que vencer a licitação.