Mundo

Lula pede que países pobres parem de 'chorar miséria'

26 jan 2007 às 18:59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, arrancou aplausos no Fórum Econômico Mundial nesta sexta-feira, ao dizer que os países mais pobres precisam parar de "chorar a miséria" e passar a assumir responsabilidade pelas dificuldades econômicas. "Eu tenho dito a todos os dirigentes latino-americanos: nós temos parar de viajar o mundo chorando a nossa miséria e importando culpados pela nossa desgraça. Muitas vezes, a responsabilidade é nossa", declarou Lula, em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O presidente fez nesta sexta-feira (26) seu discurso, em que procurou "apresentar resultados" desde 2003, conforme declarou ao chegar ao local onde se reúnem milhares de formadores de opinião, entre empresários, políticos, acadêmicos, ativistas e representantes da sociedade civil.


O líder brasileiro reservou ainda uma parte do seu discurso para pedir "consciência" aos países ricos na aplicação de recursos no Terceiro Mundo.

"É preciso acabar com a mania dos países ricos de dar dinheiro para governantes que às vezes nem aplicam o dinheiro corretamente. É preciso que os investimentos sejam um projeto de desenvolvimento, porque isso gera emprego, riqueza e melhorias na qualidade de vida", disse Lula.


Continue lendo