Em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que determinou à Aeronáutica que colocasse "ordem na casa" para garantir o funcionamento dos aeroportos brasileiros e diminuir os transtornos que a população tem enfrentado em decorrência dos atrasos de vôos. Ele disse que o governo vai fazer tudo que a Aeronáutica considerar necessário para normalizar a situação nos aeroportos.
Para o presidente, é justo que os controladores reivindiquem melhores condições de trabalho, mas não é possível que eles paralisem os serviços e prejudiquem a população. "Quero pedir a compreensão do povo brasileiro, quero pedir a compreensão dos controladores mas é preciso colocar ordem na casa, não é possível de forma nenhuma o povo continuar sofrendo por interesse de poucos". As informações são da Agência Brasil.
Segundo Lula, esse tipo de mobilização dos controladores de vôo é diferente de uma greve de trabalhadores de uma empresa, em que o sistema de produção é prejudicado. "Outra coisa é você fazer greve, mesmo sendo um direito, não tendo em conta que a vítima é um ser humano", avaliou.
"Mediante esse fato de insubordinação, a determinação minha para o Comando da Aeronáutica é colocar ordem na casa, faça o que tiver que ser feito, mas nós precisamos manter o bom funcionamento dos aeroportos, a disciplina militar, porque pra isso eles entraram nas Forças Armadas, se formaram sargentos e, portanto, têm que respeitar a hierarquia e cumprir com a determinação que todos outros brasileiros cumprem", explicou.
O presidente disse que recebeu da Aeronáutica a informação de que todos os postos de controle do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) estão funcionando. "Não há mais atrasos por causa de problemas do controle aéreo, essa é a informação que eu tenho. Olha, nós nunca vamos acabar com atraso de avião, porque no mundo inteiro tem, pode chover muito, pode ter muito nevoeiro, pode ter atraso nas conexões. O que nós não podemos é permitir que pessoas que trabalham cuidando dos aeroportos, os controladores e outros, não tenham um profundo respeito pelos brasileiros ou pelos estrangeiros que estão viajando pelo nossos aeroportos", disse Lula.
Na última sexta-feira (22), a Aeronáutica anunciou o afastamento de militares controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) 1 em Brasília. Também na semana passada, a Aeronáutica determinou a prisão do presidente e do vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta) - Carlos Henrique Trifílio e Moisés Almeida, respectivamente.
Em seu programa de rádio, Lula disse ainda que certamente há uma maioria de controladores de vôo "que quer trabalhar, que quer prestar serviço e que também é justo ele reivindicar melhoria das condições de trabalho, agora pra que seja atendido primeiro é preciso fazer as coisas voltarem a funcionar normalmente".