O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um emissário a Cabrobó para entregar neste sábado (01) uma carta a dom Luiz Flávio Cappio, 58, em greve de fome há seis dias, como protesto contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Entre outros pontos, Lula diz no documento que as obras do projeto ainda não começaram e o que está em andamento é a revitalização do rio.
O bispo também enviou uma carta manuscrita às paróquias. Nela, diz estar disposto a permanecer em greve de fome "para que o senhor presidente da República revogue sua disposição de realizar o projeto de transposição".
O bispo, que integra a ordem franciscana, ainda registrou em cartório sua intenção de morrer "pela vida do rio São Francisco e de seu povo".
No documento, o bispo justifica o seu protesto. Diz ser contrário à transposição porque considera prioritária a revitalização do rio e a realização, pelo governo, de "ações que garantam o verdadeiro desenvolvimento para as populações pobres do Nordeste: uma política de convivência com o semi-árido para todos, próximos e distantes do rio".
Fonte: Folha Online